Objetivo é o que te leva a tomar decisão, o alvo é onde você quer chegar com a decisão que você tomar. Isso me remete a uma etapa muito importante da minha vida. Foi um momento que marcou e mudou muito a minha vida, pela tomada de decisão e aprendizado adquirido.
Estava há 10 anos na Herreira, no mesmo segmento de mercado. Precisava me reposicionar. Para isso, procurei o melhor MBA Executivo do Brasil. Saí da Herreira e me lancei. Foram dois anos de uma experiência incrível!
Cheguei como um bebê. Lá, haviam pessoas muito mais instruídas e atualizadas em relação às exigências do mercado, marketing e administração. Isso me fez aumentar meu foco e disciplina para acompanhar o nível de conhecimento daquele momento.
Tive que me afastar da minha família alguns fins de semana e ir para São Paulo. Eu tinha um objetivo. No MBA o percebi que o inglês foi muito necessário. Paralelamente, descobri que meu conhecimento da língua inglesa era insuficiente.
Tinha estudado por contra própria. Lembro que no MBA havia uma competição interna, como no Shark Thank, onde defenderíamos cases. Nos eram apresentados problemas de empresas reais e tomaríamos decisões como se fossemos os diretores dessa empresa, num grupo de 04 pessoas. Um grupo do MBA se candidatou em uma competição internacional e ficou em terceiro no Canadá. Um resultado fantástico! Pensei, também quero! No ano seguinte, me candidatei no processo seletivo.
Na última etapa do processo, meu nível de inglês não foi suficiente para responder perguntas difíceis, então fui eliminado. Ali o inglês virou meu alvo.
Decidi que ao terminar o MBA entraria num curso de inglês fora do Brasil, o lugar seria onde nasceu a empresa de tecnologia que muito me inspira. Fui morar na Califórnia, no Vale do Silício.
Fiz Stanford, consegui desenvolver um inglês avançado como eu queria. Foram 6 meses de imersão nesse universo. Nosso alvo agora é a internalização dos nossos negócios. Para isso temos algumas decisões a tomar, com alguns objetivos bem específicos.
O objetivo foi bem definido, funcionou. Tomei a decisão certa, atingimos o alvo!
A vida é resultado das decisões que você toma. Não decidir, por si só, já é uma decisão.
Por isso, é essencial ter objetivos a curto prazo para atingir um alvo a longo prazo. São etapas que você vai vencendo até chegar onde você deseja.
Por Alexandre Caramaschi
Veja esta e outras postagens clicando aqui!