Fracassar é útil, mas levante!

“O fracasso nem sempre é ruim, ás vezes ele ensina que aquele não era o caminho.” – Mariana Moreno. E eu concordo com ela.

Essa é uma frase com muitas verdades. Particularmente concordo com a Mariana. Você pode me perguntar, “Alexandre, fracassar é bom?”. Te respondo que bom não é, mas é útil. O que te acontece pode ser ruim, mas a lição que você tira disso é boa. Tudo o que acontece, tem algo a nos ensinar. Nada acontece por acaso, tudo tem um propósito, e se você olhar de forma mais profunda, vai encontrar. Erros aumentam a sua assertividade futura. Fracassos fornecem informações importantíssimas para o planejamento de novas ações a longo prazo. Posso te falar de uma tentativa que me apontou uma nova direção: participar de uma competição acadêmica no Canadá.

No MBA, tive essa possibilidade e como sempre, tentei. Não fui selecionado, fiquei reprovado no inglês. Poderia apenas sentar, chorar, lamentar a oportunidade perdida e desistir por não ser capaz. Não!!!

Vi que o inglês era importante, que dominar essa língua poderia me abrir novos caminhos. Prontamente parti para a Califórnia para estudar inglês, no Vale do Silício. Foram 6 meses de imersão nesse objetivo. Hoje, meu inglês evoluiu demais! E observe, não quero mais participar da competição no Canadá, aliás, concluí o MBA Executivo. Mas o domínio desse idioma é essencial na projeção internacional da nossa empresa. O inglês é a língua dominante em comum nas negociações. O comércio de importação e exportação que me aguarde! Tem um Alexandre altamente preparado e capacitado atuando incansavelmente pra descobrir e explorar novos caminhos.

Lamentar nunca será a melhor saída. Fracassou? Não desista facilmente, pense no próximo passo, use a experiência desse resultado como orientação para uma jornada com menos possibilidades de erros. Apenas siga, não desista!

Por Alexandre Caramaschi

Veja esta e outras postagens clicando aqui!