A vida de um empreendedor

Jack Ma, disse: “Eu acredito em 2 princípios: sua atitude é mais importante que suas capacidades. Da mesma forma, sua decisão é mais importante que suas capacidades.” E eu concordo com ele.

Perfeito! A vida de um empreendedor é como a gravação de um filme, só começa quando o diretor grita: “Ação”. Claro, por trás tem todo o trabalho dos bastidores, cenários, roteiro, elenco. Mas você nunca vai poder assistir um filme que só foi escrito. Nunca. Vai precisar ser filmado, será necessário movimentação, decisão, atitude. Com as habilidades e talentos também é assim. Não basta ter capacidades e não saber usá-las. Você mesmo conhece as histórias de muitas pessoas talentosas, que eram a aposta de muita gente para ter um futuro promissor. Mas, por uma atitude ou decisão errada, nada aconteceu como era esperado. Foco, dedicação, capacidade de decisão, são itens primordiais. Quando falarmos de decidir, pensamos logo quem, algo a se fazer. Errado! Decidir o que não fazer também é uma decisão. Decisões não são sempre fáceis, mas precisam ser tomadas. E quando não são tomadas, acarretam danos às vezes irreversíveis. Vou compartilhar uma experiência que marcou muito a minha vida de empreendedor.

Em uma das minhas empresas, estruturamos o setor de recrutamento e seleção. Criamos o job description para cada cargo. Tínhamos a capacidade para criar a empresa, estabelecer critérios para os melhores resultados, só faltava a atitude e a tomada de decisão certa.

Nos processos seletivos, nosso time de RH seguia os processos e aplicava as avaliações. Porém, em muitos casos, quando o candidato não atingia a classificação necessária dentro dos requisitos estabelecidos, assim mesmo era contratado. Ou seja, traçamos um caminho e optamos por outro que não nos levaria ao objetivo. Na verdade, estávamos estruturando uma equipe fora dos nossos padrões. Na premiação dos colaboradores em relação às metas, outra atitude tomada com base em decisão errada. Quando o colaborador não atingia a meta, amigavelmente recebia o prêmio acordado. Dessa forma, praticamente falávamos que bater metas individuais era irrelevante para o resultado geral. E, além do mais, isso desmotivava os outros colaboradores. Com isso, quero te mostrar como é importante saber usar as ferramentas, os recursos que você tem, as suas capacidades. Nesse caso, pense bem para onde você está direcionando as suas forças. Seu melhor resultado depende não somente das suas competências, mas da atitude que você tem e da decisão que você toma.

Por Alexandre Caramaschi

Veja esta e outras postagens clicando aqui!