Organizar o ambiente de trabalho

Já dizia Mark Zuckerberg: “O trabalho é um processo, e todo o processo tem de ser controlado. Para tornar o trabalho produtivo, portanto, requer-se a construção dos controles adequados para o processo de trabalho.” E eu concordo com ele.

Organizar o ambiente de trabalho é muito importante: uma das coisas que mais prejudicam a produtividade é uma mesa de trabalho desorganizada. Se a mesa ou bancada de trabalho do colaborador estiver desorganizada, isso poderá influenciar negativamente no desempenho das tarefas diárias.

Por isso, um ambiente limpo e organizado auxilia na manutenção do foco para concluir de maneira eficaz as demandas do dia, pois evitará que a pessoa se perca em meio de documentos, relatórios, planilhas, pastas e objetos. Eu sou uma pessoa muito organizada, quando sinto que preciso mudar de tarefa, deixo aquilo que estava fazendo anotado.

Eu gosto de enviar uma mensagem no WhatsApp ou um e-mail para mim mesmo. Para quem não sabe, sofro de TDAH. Organização é mais que uma obrigação, é uma meta de vida.

Focar nas tarefas é de extrema importância: O principal problema da maioria das pessoas é perder o foco nas atividades e gastar energia com problemas que não são possíveis de resolver. É comum ver amigos, colegas e familiares pedirem ajuda durante o dia para resolverem determinada situação. Deve-se mostrar a estas pessoas que se está trabalhando e que se concentrar nos projetos é primordial. Tarefa bem feita é sinônimo de produtividade e melhora de vida. Eu acredito que missão dada é missão cumprida. Só devemos parar quando terminarmos ou entendermos que a atividade não precisa ser mais realizada.

Posso até pecar em alguns detalhes como na comunicação e estruturação. Mas, nunca deixo de lado o objetivo final, pois sou orientado para resultados. Sou conhecido como aquele cara que as pessoas não dão conta de acompanhar devido ao meu hiperfoco.

Por Alexandre Caramaschi
Veja este e outros conteúdos clicando aqui!